segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Mundo pede Perdão


A Grandeza da Misericórdia e a Divindade do Perdão
Todo mundo em algum momento da vida pediu perdão à alguém ou cedeu o perdão.
O que seria o perdão?

Perdoar é o ato de remir ou de cancelar. O perdão geralmente é concedido quando alguém comete algum erro para convosco e posteriormente solicita o ato do perdão, ou vice e versa, declarando assim arrependimento pelo erro cometido.

Eu vos lhes pergunto tem o ser humano o privilégio de ser o detentor da dádiva do perdão? Pode-se cancelar, libertar, salvar ou resgatar alguém pelo simples fato de sairmos proliferando aos quatro cantos a palavra perdão?

No meu ponto de vista não. Acho uma prepotência do ser humano tomar para si uma propriedade divina. Dizer para outrem "eu te perdoo" parece uma manifestação de superioridade, e muitas das vezes a intenção e a razão não é tão altruísta assim. Aqueles que o fazem de coração talvez não entendam que não se trata de perdão, mas sim de misericórdia.

O Que seria a misericórdia?

è a junção de duas palavras de origem latina "Miserere" que significa ter "compaixão de" e "Cordis" significado de coração. Coração no sentido de onde se originam os sentimentos e todas as emoções do ser humano. Sentir compaixão se resume na capacidade de se transpor ao lugar do outro e partilhar dos sentimentos e emoções que residem em seu coração.

Como então justificaria-se ter misericórdia de um vil assassino? Transpor-se para o seu lugar e despertar tal sentimento de misericórdia seria buscar a essência de que nem todo ser humano é totalmente ruim, que dentro de si reside a dádiva da vida cedida por Deus e a dor que lhe causa desmerecer tal dádiva por causa de um ato insano ou que vá contra o próprio entendimento.

A misericórdia permite a você simplesmente abonar e limpar de sua vida cada vestígio. Enquanto o perdão em alguns momentos de rompantes é maculado por lembranças de rancor. mágoa e inconformismo. O "perdão as vezes" é atirado na face com frases não condizentes com o seu objetivo, coisas do tipo:

- Eu já te perdoei uma vez! Não farei mais!

-Você é um ingrato! Quando você errou, eu te perdoei!

Como então dizer ser capaz do perdão? O Perdão é o esquecimento, a nulidade. Qual ser humano tem o poder divino de anular algo que já é fato? O perdão humano é uma pretensão, o perdão divino é probabilidade se o arrependimento for um fato.

A misericórdia é a compreensão, é o entendimento e aceitação do que é irremediável.

Se você não é capaz de ser misericordioso, desculpe.

A desculpa é o ato de atenuar. Pode parece hipócrita desculpar alguém achando que se minimiza a dimensão de alguma coisa que as vezes é irreparável. Mas eu pelo ao menos, acho mais hipócrita fazer proclames do perdão para que todos o vejam o quanto é nobre, capaz e superior.

A misericórdia é como uma nascente, limpa, silenciosa e quando se mistura as águas impolutas passa desapercebida, mas a sua essência sempre estará ali.

Você pode pensar que sou doida e até pensar que não sou capaz de perdoar, mas eu prefiro praticar a misericórdia, ela me é de direito e é de minha razão.

O perdão não me pertence, creio que é uma prestação de contas quando todos forem dessa para melhor.