quarta-feira, 18 de maio de 2011

Orkut- Decadência e Descaso



Quantos de nós não fizemos algumas denúncias ao site do orkut sobre comportamento inadequado de alguns usuários, usos com fins escusos, pedofilia e atividades ilegais?

Agimos certos de que os suspeitos fossem investigados e banidos. No dia seguinte recebemos uma mensagem no nosso email de forma íntima, como se fôssemos amigos próximos.

Nos chamam pelo apelido ou primeiro nome e nos revelam que apesar de tal intimidade a nossa denúncia não procede, subliminarmente. entende-se que não temos capacidade de analisar o que fere ou não as normas.
Os denunciados continuam impunemente no site, criando e excluindo perfis quando ficam conhecidos por serem denunciados entre os usuários, e recriando um novo para enganar a próxima vítima.

Denunciei diversas vezes alguns suspeitos de pedofilia, mas se o orkut não encontra nada explícito no perfil apenas informam que a denúncia não procede. Lá vamos nós usuários fazendo um trabalho de formiguinha avisando uns aos outros sobre antisemitistas, xenofóbicos, homofóbicos,estelionatários, falsas empresas e predadores sexuais.

A grande ineficiência desta política de denúncia no orkut é apenas uma só. Eles se ateem ao que veem. Se o perfil de alguma forma não estiver escrito algo do tipo: ” Ei” Odeio gays!”, ” Olá Somos uma comunidade de pedófilos”, “Seja bem vindo sou um estelionatário”, ” Se você é negro suma daqui!”.

Esqueça! Não se dê ao trabalho de denunciar! Não importa que se você foi xingado, se seu filho foi assediado ou se um amigo foi humilhado. Não importa o uso que fazem do perfil, o que importa é que não fique explícito. Caso contrário, aí sim tomarão uma providência para o site não sofrer sanção legal. O Orkut não dá a mínima para os usuários, eles só se preocupam com o que representam numericamente, eles excluem um perfil pela quantidade de pessoas que o denunciam.

Se o conceito de comunidade é agir em comunhão por um objetivo e um bem maior comum, a política do Orkut não se encaixa. Se o Orkut fosse um usuário, teriamos que expulsá-lo da comunidade!